quinta-feira, maio 25, 2006

Les blues

Tenho um colega que trabalha em França, na Bretanha. Diz ele, em relato de emigrante ansioso, que uma das coisas que mais gosta de fazer é discutir Bola com os irritantes franceses (expressão dele). A confiança desmedida em terras bretãs mostra-se no taxativo e corrente "A França vai ser campeã do Mundo e Zidane vai ser coroado melhor jogador, em ano de despedida". Comme ça, sem espinhas.
Nem mesmo a recente derrota com a Eslováquia em jogo de preparação fez esfriar os ânimos. Há curriculo, há jogadores, há um grupo acessivel e há uma espécie de ambiente de outsider que retira pressão e fomenta o sonho.
Confesso, para mim prever o que a França vai dar deste Mundial é quase tão dificil como saber se um cruzamento do Tininho vai chegar perfeito ao coração da área, bater no primeiro tipo que lhe aparecer à frente ou porventura atingir a bancada do lado contrário.
Zidane estará cansado? Henry estará tão bem como esteve na final da Champions? Barthez vai dar frangos ou defender penalties? Trezeguet vai estar activado no modo Jardel ou no modo Karadas? Grande incógnita a França. Valha-lhes a confiança bretã, allez les blues, pois então

TPC: ver o França -México, Sábado 21h